Vida de Panda - Thiago G. Machado

Tangram Design

TV na garantia com 6 meses de uso.
No fim de dezembro surgiu uma linha de pixels na tela da minha Smart TV UN40D5500. Solicitei a garantia e a tela foi trocada.
Quando recebi a tv  da assistência, a nova tela apresentava manchas de luz disformes quando exibe imagens escuras ou fundo preto. Também começou a exibir fantasmas nas laterais, quando troco a exibição de 4:3 para 16:9. E as manchas não somem por nada.
Acionei a garantia novamente e a assistência que trocou a tela a primeira vez, Digitron São José do Rio Preto, avaliou a tv em casa, validou os defeitos em minha presença e levou pro conserto. Ai veio a surpresa. Avisaram a Samsung que a tv não tinha defeito nenhum, me acusaram de não saber regular e me devolveram a tv do mesmo jeito. Me orientaram e não acionar a garantia novamente pq. não iriam validar minhas reclamações como defeito. Que as manchas são normais, culpa da "luz da tela". Disseram que não trocam o produto antes da terceira troca da peça. Convenientemente a Assistência não trocou pela segunda vez.
Em contato com a Samsung, exigi a troca do produto visto que a assistência deu a palavra definitiva na minha casa. Agora, a Samsung diz que só aceita o laudo da assistência e a assistência em interesse próprio diz que não há defeito.
Me travaram no processo pra me deixar sem solução.
O protocolo do atendimento é 2111552519.
Tem muita gente nessa situação no Reclame Aqui, travados entre a Assistência e a Samsung.

Acompanhe meu processo no Reclame Aqui!

Seguem imagens da tela com as manchas, exibindo um JPG preto, antes da segunda ida a assistência:
Mais uma da tela. A mancha do canto inferior direito e superior ao centro ficam mais intensas com o uso. Essa foto é atual. Aparentemente, apesar da negativa, a assistência mexeu nela pq. o vazamento de luz ficou concentrado em 3 pontos:

Abaixo uma tentando assistir um filme nela mas se torna insuportável.


E essas são das manchas laterais, resultado da retenção de pixels gerada pela exibição 4:3. Não ocorria com a tela original. Agora surge com poucos minutos de uso.
Mais uma da lateral. Só o técnico que trocou a tela não ve as manchas e marcas, bem oportuno:


Se você também enfrenta problemas com uma televisão Samsung, deixe seu comentário com o link para a reclamação.

 O que diz o Código de Defesa do Consumidor
... o consumidor pode exigir qualquer uma destas 3 opções: a substituição do produto por outro similar, em perfeitas condições de uso, a restituição imediata da quantia paga, devidamente corrigida ou o abatimento proporcional do preço. Neste último caso, o artigo se refere, por exemplo, na hipótese de vários produtos adquiridos da mesma loja. Isso está expresso no artigo 18, parágrafo 1.º, do CDC.
O parágrafo 4.º, do artigo 18, do CDC, diz que, no caso de, em razão da extensão do vício, a substituição das partes viciadas vier a comprometer a qualidade, as características do produto ou no caso de se tratar de produto considerado essencial, o consumidor poderá exigir, de imediato, a substituição desse produto.

Atualizado:
Feedback ridículo da Samsung. Ou o advogado dos caras é muito burro ou não conhece leis do consumidor. Espiem isso:

Prezado senhor Thiago, boa tarde.

Em atenção á sua manifestação, informamos que conforme a análise do caso e levantamento do problema relatado pelo senhor, chegamos á conclusão que o defeito reclamado sobre os pontos na tela, trata-se de uma não uniformidade do produto não sendo este um defeito do aparelho e sim uma característica do aparelho. Colocamo-nos á disposição sempre que necessário. Sua manifestação esta registrada no protocolo 3101121906.

Atenciosamente,
Atendimento ao Consumidor – Imprensa
Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda.
09

 Preciso falar mais alguma coisa? O jeito vai ser justiça neles. Samsung nunca mais.


POST ATUALIZADO - 03 de julho de 2012
Como tudo terminou?
Após o retorno do segundo chamado de manutenção da tela com o feedback falso deles de que não era problema, desisti porque para trocar o produto eles exigem 3 constatações do mesmo defeito (Isso é ilegal). Tentei acionar o Procon mas também me exigiram 3 ordens de serviço ou pelo menos 30 dias na assistência. Isso foi em fevereiro. Como já havia brigado na assistência fiquei receoso de abrir a terceira ordem de serviço. O golpe de "sorte"veio em abril. A TV começou a reiniciar constantemente, e a travar. Não conseguia acessar nada, nenhum menu, Smart, nada... tentava, ela reiniciava. Abri o terceiro chamado citando esse defeito e novamente a tela manchada. Curiosamente nem a Samsung nem a assistência citaram a tela na documentação... Novidade neh. Acontece que após uma semana, "trocaram"a placa mãe da TV e me entregaram... sempre em horários que não posso estar presente pra testar adequadamente. Cheguei a noite em casa e na primeira tentativa... tudo igual. A assistência deixou um recado de que se o problema persistisse era pra acioná-los diretamente. Nunca façam isso, pq. como cada chamado do mesmo problema conta, não dá pra desperdiçar. Entregaram com defeito, abra outro chamado na Samsung antes de acionar a assistência. No outro dia, abri outro chamado e aleguei que eles estariam indo na minha casa naquele mesmo horário. Também liguei na assistência e pedi pra falar com o dono. Sem stress, perguntei quantos chamados mais eles iriam abrir antes de trocar a minha TV, que faltava um mes pra acabar a garantia. Ele disse que enquanto fosse possivel consertar, não trocariam. Fim da história, eles pediram pra vir na minha casa medir voltagem das tomadas, ver instalação, pq. lá tudo era normal. Deixei e logo mais a tarde vieram o dono da assistência e o técnico. Obviamente não acharam nada, mas enquanto estavam aqui, foram surpreendidos por uma ligação da Samsung no meu telefone. Não sei qual foi o teor da conversa mas logo em seguida avisaram que iriam trocar a TV. Levaram embora e após 20 dias, me entregaram uma nova, infelizmente do mesmo modelo. No entanto a nota fiscal da fábrica é a que vale e ela tem a mesma garantia, iniciada a partir do mes passado. A curiosidade???? A TV nova veio com o controle remoto quebrado hauhahauahuahua.
Fui na assistência e peguei o da TV antiga que ainda estava lá.
Provavelmente dará defeito de novo? Sim... Estou satisfeito? Não... mas pelo menos troquei a TV. E Samsung... ah... Samsung nunnnca mais.

(7) Comments

  1. Vanildinho On 5:29 PM

    É foda hein cara, tomara que eles vejam esse texto e se coincientizem de que é melhor resolver um problema do que dar voz a um cliente insatisfeito. Já passei por isso.

     
    Anny (LobaMuitoCruel) On 5:10 PM

    Coloque os links para os outros casos que encontrar como o de ignorar a reclamação do consumidor elegendo o laudo da AT como pleno e absoluto!

     
    Unknown On 10:03 PM

    Lamento por passar por esse transtorno. Mas grato pelo AVISO, pois, eu já estava quase comprando justamente esse modelo de tv. Abraços e desejo brevidade na resolução judicial ou administrativa desse problema.

     
    Sergio Copetti On 4:31 PM

    Olá, Panda.
    Encontrei seu blog buscando por pessoas que tiveram problemas com essa televisão. Aconteceu o mesmo comigo ontem, dia 02/07/2012, na qual comprei dia 09/09/2011, portanto, quase 10 meses de uso e ainda na garantia.
    Estou levando a tv para a assistência, espero mesmo que o problema seja resolvido (maldita linha vermelha)

    Como ficou a sua situação? conseguiu reverter? quais passos vc seguiu, após esse estúpido conserto da assistência?

    Abraço!!

     
    Thiago Gonçalves Machado On 7:48 PM

    Vou atualizar o post e deixar o feedback final do problema...!

     
    Sergio Copetti On 2:42 PM

    o "novo chamado" q vc se refere, seria ligar diretamente para samsung e pegar outro protocolo? pois cada vez que entro em contato, me perguntam se é primeiro contato ou tenho protocolo.
    O problema ocorreu na segunda, na qual já liguei e me deram 24 horas para um tecnico entrar em contato. Ontem, terça feira, exatamente 24 horas depois, retornei e me deram um prazo de mais 24 horas, o que já me tirou a paciência. Como nada estava sendo feito, ontem mesmo resolvi por conta própria achar a autorizada na minha cidade, e após 4 números diferentes de autorizadas fornecidos (1 no manual, 1 no hipermercado BIG, q foi onde comprei, e mais 2 pelo atendimento da samsung no número 40040000), consegui achar no site da samsung. Liguei pra eles e prontamente fui bem atendido (pokerface) e lá está minha televisão, sem prazo para voltar. Detalhe que nesse momento que estou escrevendo, já se encerraram as 24 horas pela segunda vez, e ninguém entrou em contato. Obrigado por compartilhar as informações. Guerra contra a Samsung!

     
    Jorge Lucas On 1:47 PM

    Caro amigo, mesmo problema, começou a aparecer após 1 ano e três meses de uso, seu processo já foi julgado, me forneceria o nº, por favor!